Uma das facilidades em anunciar pelas ferramentas do Facebook ADs é filtrar os dados demográficos como idade e gênero.
Quando falamos em anúncios para eventos, há de se buscar estes dados de acordo com o seu perfil de público. Em geral, festas, shows, feiras gastronômicas, principalmente de cervejas e vinhos, nunca devem ser anunciadas para menores de 18 anos. Um dos motivos é que na maior parte desses eventos não é permitida a entrada de menores de idade. A outra, é que as plataformas proíbem anúncios de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos no Brasil. Outros eventos como congressos também não devem ser direcionados a menores de idade e talvez até de pessoas que não tenham se formado, como no caso de congressos médicos. Filtrar idade nesses tipos de eventos é algo óbvio. A grande questão é quando o público do seu evento é menor de idade.
Antes de explicar o motivo de nem sempre usar os dados demográficos nos filtros dos anúncios, vou apresentar algumas informações:
Segundo os dados do Ingresso Certo, um comprador em média compra 1,9 ingressos para cada evento, sendo que na maior parte dos eventos, o máximo de ingressos permitido para compra são 2 por questões de antifraude.
Cerca de 90% das vendas de ingresso são feitas por cartão de crédito. Em eventos com público entre 12 e 18 anos, essa média cai, mas o cartão de crédito continua sendo responsável pela maior parte das vendas.
No Brasil, é preciso ter 18 anos ou mais para solicitar um cartão de crédito. Os cartões universitários ou de fintechs como o Nubank, em geral, são os primeiros cartões que os jovens conseguem, mas estes têm um limite inicial muito baixo. Para se ter um cartão com limite alto, em geral, é preciso preencher alguns requisitos como nome limpo e emprego.
Porque antes de explicar o tema deste artigo eu coloquei as informações acima?
Primeiro porque, em média, metade das pessoas que você vai precisar atingir não será os compradores de ingressos. Seus ingressos serão comprados por outra pessoa. E segundo, que é muito difícil um jovem adquirir um ingresso para um evento. Normalmente, para eventos com público jovem, a compra é realizada pelos pais. Então, o dado do comprador na plataforma, em muitos casos, é o dado de uma pessoa com idade incompatível com o evento.
Um caso muito emblemático e bem claro desta situação foi a primeira edição que fizemos com o evento Happy Holi. Durante um tempo, esse evento rodou o Brasil todo reunindo milhares de jovens, na maioria menores de idade. Mas quando criávamos lookalike de compradores do evento, as bases amplas geradas não davam resultado. Depois decidimos cruzar os dados dos compradores com os dados de remarketing e de confirmados em eventos e víamos que havia uma grande diferença. Aos poucos, fomos descobrindo que grande parte dos compradores eram os pais dos jovens (inclusive sem saber em alguns casos). Neste caso, mesmo com os pais sendo grande parte dos compradores, o tráfego ainda precisava ser feito para os jovens.
Essa situação do Happy Holi é apenas um exemplo para entendermos um dos pontos que podem fazer diferença em uma campanha. Mas o ponto principal que queremos abordar é a parte do tráfego para eventos infantis.
Existe uma classe de eventos infantis onde o tráfego deve ser focado nos pais e não nos filhos. São eventos como o Show do Bita, Castelo Ratimbum, Show da Luna e outros do gênero que são focados em crianças de 1 a 4 anos. Por mais que algumas crianças assistam a esses personagens no Youtube, elas não têm discernimento para entender um anúncio durante o programa. Elas não vão entender que aquele comercial é um evento que vai acontecer numa data próxima em sua cidade. Se você tem filho e não assina o Youtube Premium, provavelmente ele vai odiar os comerciais. Todo seu esforço de tráfego deve ser direcionado para os canais em que os pais dessas crianças acessam. É mais fácil você atingir uma mãe de uma uma criança de 3 anos no Instagram do que no Youtube, por exemplo. E o Facebook ADs tem filtros de interesses que lhe ajudam a descobrir quem são esses públicos como os filtros: Pais com crianças pequenas (1 a 2 anos de idade) e Pais com filhos em idade pré-escolar (3 a 5 anos).
Se você mora em uma grande metrópole como SP e RJ e não tem um orçamento muito grande, pode restringir o público para pessoas que também já compraram ingresso para eventos ou que têm um poder aquisitivo maior. Para alguns eventos, é possível, inclusive, escolher um interesse diretamente adequado ao evento como PAW Patrow (Patrulha Canina), Peppa Pig, Disney Junior e PJ Masks.
Tanto no caso de eventos infantis quanto em qualquer outro evento, vale a máxima de entender o público do evento e os hábitos de compra para traçar uma estratégia eficaz.
Confira outros conteúdos sobre marketing digital, conteúdo e tráfego para eventos no nosso Instagram @_goevent_