builderall

Quanto tempo o Facebook demora para aprovar os seus anúncios e por que isso é importante?


De acordo com a Central de Ajuda do Meta (Facebook), um anúncio pode levar até 24 horas pra ser aprovado e começar a ser veiculado. Isso porque todos os anúncios passam por uma verificação para ver se o criativo, texto e link estão de acordo com as políticas de publicidade do Meta.


Essa análise é feita por algoritmos do Meta, mas também pode ser feita por analistas humanos. Após essa análise, o anúncio é aprovado ou reprovado. Em caso do anúncio ser reprovado, é possível solicitar uma revisão.

Após aprovado, o anúncio ainda passa por uma fase de aprendizado onde a veiculação é restrita até que o algoritmo tenha aprendido de acordo com aproximadamente 50 eventos de otimização. Após a fase de aprendizado, o anúncio começa a ser veiculado normalmente obedecendo a configuração de orçamento, prazo, segmentação e posicionamento.


Quem trabalha com criação de conteúdo para rede social de eventos precisa conhecer as políticas de publicidade do Meta (https://www.facebook.com/policies/ads/) para não ter o anúncio reprovado. Dependendo da violação, pode chegar a ter a conta de anúncios suspensa.


Eventos que tratam com bebidas (conteúdo restrito) e que usam criativos com pessoas usando pouca roupa (sexualmente sugestivo), podem cair no filtro do Facebook e precisar de uma análise, assim como uso das marcas do Meta no anúncio como Facebook, Instagram e Whatssapp.


Qualquer violação ou algo que se aproxime de uma violação, pode atrasar ou restringir seu anúncio de ser veiculado.


Como para eventos, muitos anúncios têm prazo de veiculação muito curto, um ou dois dias, um erro no criativo pode impedir que você veicule um anúncio de uma ação que é muito importante para o seu evento, como o anúncio de uma VIRADA DE LOTE ou ABERTURA DE VENDAS, por exemplo.


Nesses casos, além você precisar conhecer toda política de publicidade, é necessário que todo anúncio, com prazo de validade curto, seja programado com no mínimo 24 horas de antecedência da veiculação, sendo desejável que se faça até 48 horas antes.


Isso porque, logo que o anúncio é programado, o Meta já faz a avaliação dele, e estando de acordo com todas as políticas, será aprovado e entrará exatamente no horário que foi programado. Caso você não conheça as políticas ou tenha dúvida se o seu criativo irá ser aprovado, o ideal é programar com 48 horas de antecedência para que, caso não seja aprovado, você consiga alterar e programar novamente a tempo de ser veiculado no prazo que você deseja.